Técnicas e Formas

A gravura, as suas variadas técnicas e formas de reprodução

[br]
Gravura
É uma técnica de reprodução à partir de uma matriz em metal, pedra, madeira ou pano, trabalhada pelo artista, assinada e numerada, dentro de conceitos estabelecidos internacionalmente. Cada imagem impressa é um exemplar da gravura original e o conjunto destes exemplares é conhecido por edição.
[br]
Xilogravura
A mais antiga técnica de impressão pictórica é a xilogravura, que foi desenvolvida na China, no século IX. A xilogravura, ou xilografia, é a gravura em relevo exectada sobre madeira. Feito o desenho na prancha de madeira, iniciam-se os cortes que proporcionam os brancos A superficie é entintada com um rolo e, com isso, essas partes intocadas proporcionam a cor da gravura. Na Europa, a xilogravura surge em torno de 1400, e era muito usada para estamparia de desenhos em tecidos, bem como na impressão de mapas geográficos, calendários e em cartas de baralho. Em seus primórdios, essa técnica foi um tanto desvalorizada. Só a partir do século XVI foi que a xilogravura adquiriu o status de obra de arte, através de Albrecht Dürer e outros artistas europeus.

[br]
Gravura em Metal
Nesta técnica de gravura, a estampa aparece como resultado da tinta depositada no interior dos sulcos do metal, enquanto a superficie se mantém branca. A técnica de gravura em metal é também conhecida por gravura em ôco, gravura em côncavo, gravura em entalhe e, também, gravura em rebaixe. A gravura em metal abrange os seguintes procedimentos: Talho Doce ou Buril, Ponta Seca e Maneira Negra ou Meia Tinta (gravação por meios diretos), Água Forte e Água Tinta (gravação por meios indiretos ou químicos). A mais antiga gravura em metal de que se tem data é o São Bernardino de Siena, feita em 1454, pertencente à Biblioteca Nacional de Paris.
[br]
Linóleogravura
A Linóleogravura, ou linogravura, é uma técnica que se assemelha bastante com a da xilogravura. Assim como a madeira da xilogravura, quando o linóleo é cortado, são os cortes que produzem o branco na impressão sobre o papel. O linóleo é um material sintético usado para se fazer pisos. Esse material é bastante maleável à incisão e permite que correções e alterações sejam feitas, caso seja necessário. Para a impressão, utilizase tinta de imprensa ou tinta em pasta levemente dissolvida. A linogravura pode ser usada na estamparia de tecidos como lenços, toalhas e camisetas. Pablo Picasso e Matisse usaram essa técnica para produzir belas gravuras coloridas.
[br]
Litogravura
A litogravura, ou litografia, é um processo de impressão plana sobre pedra ou chapa. Aqui não ocorre a incisão, como nas técnicas de relevo descritas anteriormente. Um desenho é feito com lápis, ou com um bastão gorduroso, na pedra ou chapa. Após isso, coloca-se água sobre o desenho, para que haja uma separação entre esta e a gordura-este é o principio da impressão. A pedra, que está umedecida, permite à tinta graxa se agregar somente nas partes que contêm o desenho. A impressão é executada em uma prensa manual especial. Esta técnica foi inventada em 1798, pelo alemão Aloys Senefelder. Henri de Toulouse-Lautrec soube utilizar a litografia magnificamente. São famosos os seus cartazes, produzidos para shows e espetáculos no Mouli Rouge em Paris.
[br]
Serigrafia
serigrafia é uma técnica de impressão vazada. Em um bastidor, com seda ou naylon esticados, sãos isoladas as partes que não vão ser impressas. Para se obter a estampa desejada, e necessário o uso de puxadores de tinta (rodo compressor) que fazem com que a tinta passe pelas partes não isoldas, imprimindo a figura em papel, tecido, madeira ou outra superficie qualquer. Essa técnica corresponde ao processo silk-screen, que é muito utilizado para a confecção de trabalhos comerciais, publicitários e artísticos, na indústria gráfica.
[br]
Monogravura
A monogravura é uma monotipia,ou seja,uma técnica de impressão única de uma pintura feita sobre uma superfície lisa de vidro, fórmica ou placa de metal. Esse processo, que permite uma transferência de imagens para o papel, nem sempre resulta em uma gravura,mas possui uma linguagem semelhante aos processos de incisão e impressão.
[br]
Infogravura
A infogravura, surge com a informática e são imagens criadas através da computação gráfica. Essa nova linguagem utiliza imagens fotográficas digitalizadas ou desenhos vetoriais, podendo misturar os dois, que depois são impressas utilizando impressoras laser ou plotter de impressão. Dependendo do artista, a infogravura também pode ser impressa em silk-screem ou qualquer outra forma de reprodução em série.
[br]
Fotografia
A fotografia também é considerada uma forma de gravura, pois permite a sua reprodução de suas imagens em série, utilizando suporte de papel, ou qualquer outra superfície que possa ser impressa. A fotografia pode ser reproduzi da, além dos meios químicos tradicionais, através de impressoras laser e plotagem.
[br]

[br]